24/02/2012

Tal Twingo tal URB - Dacia URB

Recentemente vem se especulando sobre o novo compacto da Dacia (e consequentemente da Renault em alguns mercados como o Brasil), alguns dizem que será um modelo derivado do March (como o recém apresentado Renault Pulse) ou que usará a plataforma do Twingo (uma proposta muito melhor). Visando este mercado e a ampla expansão dos compactos de entrada tal como Kia Picanto, Citroën C1 (e seus "primos" Peugeot 107 e Toyota Aygo), Volkswagen up! (e seus "primos" Skoda Citigo e Seat Mii) apresento a resposta da Dacia para este embate e da Renault também, já que se fosse vendido no Brasil bastaria trocar os logotipos.

A prosta de design do URB segue exatamente a mesma de seus concorrentes e como o próprio nome diz sua vocação é urbana e sua base vem do Twingo, porém é levemente esticada. A parte frontal com desenho forte, a grade se assemelha a nova Lodgy e os faróis pequenos e deslocados para as laterais dão a sensação de que o carro é mais largo. Uma linha forte divide o para-choque frontal e as três aberturas inferiores arredondadas completam o conjunto.A linha lateral do URB não é tão demarcada quando da Lodgy, Sandero e Duster mas é caracterizada por um grande ressalto na parte inferior das portas onde é acompanhada também pelo borrachão, comum a linha Dacia.



A tampa traseira é dominada pelo grande vidro traseiro, apesar de ainda possuir uma boa área em aço deixando a abertura ainda mais ampla. As lanternas traseiras localizadas na coluna acompanham o desenho reto dos faróis e possuem temática quadrada onde se localizam as luzes de posição e ré. Completando o visual detalhes pretos no para-choques traseiro dão a impressão de haver um extrator de ar, mas somente possui caráter estético.

Espero que gostem e comentem!